Enfrentamento a iniquidades no SUS

Em 2024, o ICC iniciou uma parceria com o projeto “Tecnologias sociais e de saúde para o enfrentamento das iniquidades de gênero, raça e classe no campo da formação e assistência em saúde no SUS”. Coordenado pela professora Adriana Barbieri Feliciano, do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica da UFSCar (PPGGC), o projeto busca apoiar a criação de novas estratégias de capacitação para que profissionais envolvidos com a atenção primária à saúde lidem com desigualdades e vulnerabilidades.

Para atingir esse objetivo, a proposta é trabalhar junto a profissionais da atenção primária à saúde e a mulheres usuárias do SUS em três cidades do interior paulista, valendo-se da pesquisa-ação, método que pressupõe participação ativa das pessoas envolvidas e busca também a resolução dos problemas identificados ao longo do processo.

O ICC deverá atuar em quatro eixos: a divulgação da pesquisa, a divulgação do tema “equidade em saúde”, a divulgação do programa de pós-graduação e a elaboração e produção de materiais complementares para o projeto.

O projeto foi contemplado na Chamada Nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Saúde.