Que Corte é Essa?
18 de março de 2016. Data em que decisão do Ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF) suspende a nomeação de Lula à Casa Civil do governo de Dilma Rousseff, elevando ao ápice a celebração da Corte iniciada com as decisões proferidas desde os primeiros anos da década anterior em casos relacionados à corrupção, notadamente o Mensalão e a Operação Lava Jato. Como esse mesmo STF vira, sete anos depois, o principal alvo de manifestantes de extrema direita apoiadores de Jair Bolsonaro que, em 8 de janeiro de 2023, dirigem-se à Praça dos Três Poderes e destroem as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em uma tentativa de impedir que se fizesse valer o resultado das eleições presidenciais do ano anterior?
É a busca por resposta a esta pergunta o fio condutor do podcast “Que Corte é Essa?”, que, ao longo de seus 10 episódios, analisa como o STF foi retratado na mídia no período de 2019 até o 8 de janeiro de 2023, quais temas mereceram atenção e como a narrativa construída moldou a imagem pública do Supremo. A história é contada por meio do olhar da mídia – e da análise de notícias realizada pela pesquisa “O Supremo na Mídia: independência, transparência e accountability” –, de pesquisadores e pesquisadoras especializados na temática do Judiciário e da população, entrevistada sobre os diferentes temas abordados, pelos integrantes do grupo responsável pela pesquisa, o Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (Nedjus).
O podcast é uma parceria entre o Nedjus – coordenado pela professora e pesquisadora Fabiana Luci de Oliveira, do Departamento de Sociologia da UFSCar – e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade, com apoio da Rádio UFSCar e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI). O financiamento, da pesquisa e do podcast, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trabalho de pesquisa também teve, em outros momentos, os apoios listados a seguir:
Processo: 408404/2022-1 CNPq
Título: O Supremo na mídia – independência, transparência e accountability
Processo: 304008/2022-2 CNPq
Título: O STF no contexto de erosão democrática: imagem pública e legitimidade judicial
Processo: 2023/12533-5 FAPESP
Título: O STF no âmbito da erosão e da resistência democrática
Processo: 2021/127144 FAPESP
Título: Juristas e democracia: Lutas locais-globais pela reconfiguração de forças profissionais no âmbito da justiça e segurança pública