Podcast sobre o STF concorre no prêmio Melhores Podcasts do Brasil

Votação popular segue até o dia 26 de outubro. ‘Que Corte é Essa?’ concorre na categoria Direito

O podcast “Que Corte é Essa?”, produzido na UFSCar, está entre os finalistas no prêmio Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Direito. A escolha dos vencedores é por votação popular, que vai até o dia 26 de outubro. Para votar, é preciso realizar cadastro simples no site da votação (ou fazer login com Facebook ou Google). O podcast, em 10 episódios, é uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (Nedjus) e o Instituto de Cultura Científica (ICC) da UFSCar, em parceria com a Rádio UFSCar e com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Que Corte é Essa?” investiga a transformação da imagem pública do Supremo Tribunal Federal (STF) desde os julgamentos do Mensalão e da Lava Jato – quando o Tribunal e seus ministros figuram como heróis no combate à corrupção – até os ataques de 8 de janeiro de 2023. A produção está ancorada na pesquisa “O Supremo na mídia: independência, transparência e accountability”, coordenada por Fabiana Luci de Oliveira, docente no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.

A pesquisa analisou notícias sobre o STF publicadas entre 2019 e 2022 no jornal Folha de S. Paulo e no portal de notícias G1. A relevância dessa investigação vem do fato de que é pela lente da mídia que a grande maioria das pessoas conhece o Supremo, já que seus julgamentos são técnicos, extensos e muitas vezes incompreensíveis ao público não especializado. O podcast compartilha os resultados da pesquisa e, também, conversa com um conjunto de outros especialistas de todo o Brasil, diversificando assim os olhares e as contribuições em busca de resposta à questão que norteia a produção. Os episódios são organizadas a partir dos casos de maior repercussão julgados no período e, também, de uma preocupação didática em apresentar aos ouvintes os diferentes papéis e conceitos importantes relacionados ao STF. Um quadro do podcast também traz entrevistas com a população nas ruas sobre os temas de cada episódio.

A produção está disponível nos principais tocadores de áudio. No site do ICC, página dedicada ao podcast hospeda, além dos 10 episódios, materiais complementares, como a íntegra das entrevistas realizadas com especialistas e publicações com os resultados da pesquisa.

O apoio do CNPq à produção veio na forma de bolsa de Apoio à Difusão do Conhecimento. O CNPq também apoiou a pesquisa à qual a produção está vinculada (processos 408404/2022-1 e 304008/2022-2 CNPq). As investigações também contaram com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – processos 2023/12533-5 e 2021/127144).