Mês do Alzheimer: como identificar o estigma à pessoa com demência?

Publicação reflete sobre a importância do conhecimento para a humanização da doença e a inclusão social

O mês de setembro foi escolhido para marcar a reflexão sobre as demências, sobretudo o dia 21/9, data de conscientização sobre a doença de Alzheimer.

Para enfrentar este desafio global, além de explorar os avanços científicos e várias outras perspectivas relacionadas à doença, é importante entender o estigma associado às pessoas que vivem com demência para compreendê-lo e eliminá-lo - algo que não é apenas uma questão de saúde pública, mas também de justiça social.

Estas reflexões estão no artigo mensal de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar, para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.

Na publicação do mês - "Mês mundial do Alzheimer: como identificar o estigma à pessoa com demência?" -, a pesquisadora reflete sobre a importância do conhecimento para humanizarmos a doença e incentivarmos a inclusão. O artigo está disponível para leitura no site do ICC.

Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.