Nexo água-energia-carbono na Bacia do Rio Paranapanema: cenário histórico e projeções futuras

512px-Corredeiras_do_Rio_Paranapanema.jpg

Foto: José Carlos Garcia, via Wikimedia Commons

O nexo água-energia-carbono é uma abordagem que busca entender as interações entre segurança hídrica; geração, demanda e uso de energia; mudanças no uso da terra; e armazenamento e fluxos de carbono. Busca, também, desenvolver estratégias para a gestão sustentável dos recursos naturais.

Neste projeto, o objetivo, com aplicação dessa abordagem, é a análise de cenários presentes e futuros na Bacia do Rio Paranapanema, abordando uso da terra, mudanças climáticas e consumo de água na região, a fim de avaliar o impacto dessas projeções na segurança hídrica, energética e agrícola da Bacia. No escopo do projeto está a aplicação e calibragem de modelos hidrológicos, climáticos e de produção agrícola. Além disso, envolve também a abordagem do balanço de carbono entre os diferentes usos da terra e suas projeções futuras, em busca da identificação de estratégias de adaptação e da oferta de recomendações para uma gestão mais sustentável dos recurss hídricos na Bacia, que se destaca na produção de grãos, cana de açúcar (biocombustível) e energia elétrica.

O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito de chamada para projetos multilaterais entre países dos BRICS. A iniciativa, assim, tem parcerias com instituições chinesas e indianas (Zhejiang Sci-Tech University, Chinese Academy of Sciences, Zhejiang University of Water Resources and Electric Power, Indian Institute of Technology Bombay), sendo coordenada no Brasil por Maria Clara Fava (do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar) e Javier Tomasella (do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE) e, considerando o projeto geral, por Yongxi Ma, da Zhejiang Sci-Tech University.

Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Clara Fava (Departamento de Engenharia Civil – DECiv)

Contato: mcfava@ufscar.br