Projeto "Cidade que Educa: transformando ruas, bairros e pessoas”

cidade_que_educa.jpeg

Foto: Divulgação projeto

Projeto que vem sendo desenvolvido desde 2021 na cidade de São Carlos (SP), com o objetivo de analisar e compreender as práticas socioespaciais desenvolvidas nas comunidades urbanas, suas relações e possibilidades de transformação dos territórios com produção conjunta do conhecimento. Tem, como pontos de ancoragem, os espaços públicos urbanos e suas relações com os espaços escolares e demais equipamentos comunitários.

Tendo o conceito de Cidade e Territórios Educadores como elemento transversal, o projeto estrutura suas ações em quatro eixos: Cidade, cidadania e produção do espaço; Cidade, clima e natureza; Cidade, saúde e lazer; Cidade, cultura e memória. As ações se concretizam por meio de ampla parceria entre pesquisadores e estudantes da UFSCar e da USP, comunidades de bairro, representantes do Legislativo, escolas públicas municipais e demais moradores.

Em 2025, realizou parceria com o projeto “Cidade-Escola Verde: a crise climática e a urbanização resiliente em debate nas escolas”, desenvolvido em escolas públicas de São Carlos pela Associação Veracidade e Maitá ATHIS, com financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. O projeto nasceu do desejo de transformar as escolas em espaços de escuta, investigação e ação diante dos desafios socioambientais contemporâneos. A partir de atividades como cartografias sociais, oficinas de maquetes, dramatizações, saídas de campo e jogos cooperativos, os participantes foram convidados a refletir sobre suas vivências cotidianas, identificar vulnerabilidades e propor caminhos para territórios mais seguros, verdes e resilientes.

Responsável: Renata Bovo Peres – Departamento de Ciências Ambientais (DCAm)

Contato: renataperes@ufscar.br