Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) e projeto Transição Tropical

transicao tropical.png

Foto: Divulgação FELS

A Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) foi criada, como projeto de extensão, em 2021. A iniciativa configura-se como projeto de produção e comercialização agropecuária que visa dar suporte às atividades acadêmicas do Campus Lagoa do Sino. Com aproximadamente 370 hectares de área de cultivo, sua infraestrutura é voltada à produção de grãos (soja, milho, trigo, sorgo e feijão). Em 2024, nasce o projeto Transição Tropical, em uma parceria da UFSCar com o Instituto Folio, associação sem fins lucrativos para projetos de agricultura regenerativa orgânica, e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). A meta é, em período inicialmente estimado em cinco anos, fazer a transição para um modelo agrícola regenerativo e orgânico, com substituição da agricultura de produtos pela agricultura de processos, a partir das interconexões entre planta, solo e a Natureza de modo mais amplo.

O trabalho já conta com mais de uma dezena de apoiadores, entre produtores, outras instituições de pesquisa e empresas de bioinsumos, além de financiamento dos institutos Ibirapitanga e Itaúsa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e de emenda do deputado federal Guilherme Boulos.

Em 2025, FELS e Transição Tropical receberam reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como iniciativas dotadas de excelência técnica em produção agrícola sustentável e transformação tecnológica para avanço da segurança alimentar. A entrega foi feita em evento na programação do Fórum Mundial de Alimentação, em Roma, na Itália, celebrando os 80 anos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Mais informações: https://www.fels.ufscar.br/pt-br/transicao

Responsável: Prof. Dr. Alberto Luciano Carmassi – Diretor do Campus Lagoa do Sino

Contato: transicao@ufscar.br