LABEN - Laboratório de Biologia do Envelhecimento

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Pessoa responsável: Márcia Regina Cominetti

Categoria: Docente

Unidade de vínculo com a UFSCar: Departamento de Gerontologia – Campus São Carlos

O LABEN realiza estudos sobre o envelhecimento humano, desde 2010. Suas linhas de pesquisa são “Câncer e envelhecimento” e “Biomarcadores para a Doença de Alzheimer”.

Junto às pesquisas, o Laboratório realiza o projeto “EnvelheCiência”, voltado à divulgação do conhecimento científico e à formação de professores do Ensino Básico, em temas relacionados ao envelhecimento, à saúde cerebral e às demências. “EnvelheCiência” é o nome dado à coluna publicada no site do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar de fevereiro de 2023 a abril de 2025 (acessível em Coluna: EnvelheCiência — Português (Brasil)), com textos que compartilham informações sobre o processo de envelhecimento baseadas em evidências científicas. A iniciativa também envolve a oferta de curso de formação de professores (online, 30 horas), com o objetivo de apoiar a abordagem em sala de aula sobre o processo de envelhecimento, a saúde do cérebro e os diferentes tipos de demência que podem acometer a pessoa idosa.

 

Cardápio de atividades/parcerias possíveis:

 - Recepção no Laboratório de grupos escolares de até 20 pessoas, mediante agendamento prévio e disponibilidade de agenda (informações pelo e-mail laben@ufscar.br)

- Realização de atividades na escola (palestra, demonstração, “mão na massa” com jogos e outros materiais, dentre outras possibilidades), mediante agendamento prévio e disponibilidade de agenda (informações pelo e-mail laben@ufscar.br)

- Cartilha educativa “EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências”: https://www.laben.ufscar.br/pt-br/extensao/cartilha-educativa-envelheciencia-e-turma-da-monica

- Divulgação científica: Coluna EnvelheCiência (em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia)

- Divulgação científica: Artigo “O que sabemos sobre Alzheimer?”, publicado na revista Ciência Hoje: https://cienciahoje.org.br/artigo/o-que-sabemos-sobre-alzheimer/

- Oferta de oportunidades de formação/capacitação para professores da Educação Básica – Curso online (35 horas) sobre o processo de envelhecimento e temáticas associadas. Disponível em:

Público prioritário: Fundamental II e Ensino Médio (estudantes e professores)

 Associações possíveis com a BNCC:

O processo de envelhecimento, bem como o respeito e a valorização do idoso é um dos temas contemporâneos transversais previstos na BNCC para todos os níveis de ensino, em consonância com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

Além disso, dentre as Competências Específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental listadas na BNCC, a oitava é:

Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 Na etapa do Ensino Fundamental, além da transversalidade proposta, a Unidade Temática Vida e Evolução apresenta diferentes oportunidades de abordagem da temática do envelhecimento.

 No 7º ano, por exemplo, um dos objetos de conhecimento previstos diz respeito a programas e indicadores de saúde pública, o que se desdobra na habilidade a seguir:

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde

Já no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, uma outra habilidade com ligação direta com a temática está reproduzida a seguir, como exemplo, já que existem muitas outras oportunidades para a abordagem transversal e interdisciplinar, como já registrado.

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

Informações de contato

E-mail: laben@ufscar.br

 Mais informações: https://www.laben.ufscar.br

 Instagram: @laben_ufscar

Foto: Pixabay.