UFSCar participa de ação global pela presença de mulheres na Ciência
Em comemoração ao Dia das Meninas e Mulheres na Ciência, celebrado mundialmente em 10 de fevereiro, a UFSCar participa do Global Women's Breakfast (GWB 2026), iniciativa da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). O objetivo dos encontros é refletir e dialogar sobre os desafios relacionados às desigualdades de gênero na Ciência, buscando caminhos para fortalecer uma produção científica mais diversa, inclusiva e representativa.
No Campus Sorocaba, o evento é organizado pelo Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) e terá início às 9 horas, no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Com o tema "Várias vozes, uma ciência", a programação conta com um bate-papo com as pesquisadoras Andrea Rodrigues Ferro, docente no Departamento de Economia da UFSCar, e Cristiane Palomar Mercado, docente em Tecnologia da Informação na Fatec Sorocaba e profissional da Votorantim. O evento é gratuito a aberto a todas as pessoas interessadas. Para participar do Global Women's Breakfast em Sorocaba, é necessário fazer inscrição online (disponível neste link).
O Campus São Carlos, através de iniciativa coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e pelo Departamento de Química (DQ), também realiza atividades a partir das 9 horas, no anexo do Anfiteatro Bento Prado Jr., em uma mesa-redonda com as convidadas Yvonne Primerano Mascarenhas, pioneira da presença feminina na Ciência brasileira; Valéria Longo (fundadora da empresa de base tecnológica Katléia); Penina Mourão (estudante no PPGQ) e Ana Beatriz Cardile (estudante de graduação em Química na UFSCar). A participação é restrita à comunidade do PPGQ e do DQ, e as vagas já foram ocupadas.
No site do GWB 2026, é possível conferir os eventos programados para acontecer em todo o mundo. No Brasil, além da UFSCar, há três outros encontros previstos: em Ribeirão Preto, com organização da Universidade de São Paulo (USP); em Tupã, também no interior de São Paulo, com organização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e em Brasília, com organização do Programa Nacional Olimpíadas de Química e apoio do Conselho Federal de Química.
