UFSCar cria 'cardápio' de atividades de interação Universidade-Sociedade

Instituto da Cultura Científica consulta comunidade universitária sobre interesse no diálogo com escolas, empresas e poder público

O Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar realiza levantamento junto a servidores docentes e técnico-administrativos dos quatro campi para constituição de um banco de atividades voltadas a promover a interação e oportunidades de diálogo entre cientistas e diferentes grupos sociais. "Desde a criação do Instituto, há pouco mais de dois anos, vimos percebendo interesse crescente de pesquisadoras e pesquisadores nessa interação e, por outro lado, várias demandas sociais por essa possibilidade de diálogo. No entanto, também percebemos como, muitas vezes, as pessoas não sabem nem por onde começar. Estamos fazendo o levantamento justamente para identificar esse interesse, essas possibilidades, e a partir disso apoiar na formatação de atividades para diferentes momentos, finalidades e públicos", explica Mariana Pezzo, Diretora do ICC.

As pessoas interessadas devem preencher formulário disponível neste link até o dia 26 de setembro. O prazo curto deve-se a duas demandas por atividades dessa natureza que se concretizam no mês de outubro, em São Carlos: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o Brasil de 14 a 20 de outubro, com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"; e o festival São Carlos Experience, que acontece do dia 25 a 29 de outubro. Além disso, as atividades também poderão ser inseridas na programação da Conferência Municipal de CT&I de São Carlos, que acontece durante a SNCT.

"Há essa primeira urgência, em São Carlos, que é a inscrição da UFSCar na programação desses eventos. No entanto, a iniciativa não se restringe a essas datas e a São Carlos. A ideia é que, a partir do mapeamento, montemos uma espécie de 'cardápio' com as atividades, que, idealmente, nos permitam ter programação durantes os 365 dias do ano. Assim, podemos incluir desde grupos que já realizam atividades regularmente, até um laboratório que disponha de condições para receber turmas escolares uma ou duas vezes ao ano, por exemplo", registra a Diretora do Instituto. "Acha que tem alguma coisa para falar com alguém fora da Universidade ou, até mesmo na própria UFSCar, mas que não é um 'par'? Preencha o formulário, depois a gente formata os detalhes da atividade. No formulário, já previmos várias possibilidades, desde palestras e oficinas até visitas aos laboratórios e sessões de cinema, para exemplificar a diversidade com a qual podemos trabalhar, mas muitas outras ideias podem surgir", complementa Pezzo.

Além das possibilidades já mencionadas, o formulário também indaga sobre o interesse na participação em ação que deve se concretizar no transporte coletivo de São Carlos durante a SNCT. "Em diálogo com a Secretaria Municipal de CT&I, surgiu essa possibilidade, de termos integrantes da comunidade universitária falando sobre Ciência com a população durante a Semana, dentro dos ônibus. Vimos como uma oportunidade também de divulgar as oportunidades de formação, especialmente nossos cursos de graduação, e em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação buscamos agora concretizar essa possibilidade junto a servidores docentes e técnico-administrativos interessados em participar e, eventualmente, coordenar grupos de estudantes", explica a Diretora do ICC.

UFSCar na Área!
A participação da UFSCar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia marcará também o início do projeto "UFSCar na Área!", elaborado pelo ICC e aprovado em edital do CNPq para a SNCT. Dentre outras ações, o projeto prevê a construção de uma estrutura itinerante - uma espécie de estande com espaço expositivo e auditório de pequenas dimensões - destinada a levar a Universidade, sua comunidade e o conhecimento nela produzido a diferentes espaços, visando a interação com públicos diversos. "Devemos estrear a estrutura na São Carlos Experience, prevista para acontecer no ONOVOLAB, em São Carlos, e os recursos do projeto garantirão também a realização de eventos nos próximos 10 meses em Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba. A partir dessa primeira experiência, o plano é termos uma estrutura como essa permanentemente à disposição, para que a UFSCar exista, espacial e simbolicamente, não apenas nos seus campi, mas em todos os lugares onde as pessoas estão", descreve Mariana Pezzo.

Mais informações sobre o ICC podem ser consultadas em www.icc.ufscar.br, e dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.