UFSCar convida estudantes a participarem de pesquisa sobre depressão

Participação na primeira fase consiste em preenchimento de formulários online até 6/8

(Texto: Adriana Arruda)

A depressão é uma doença grave que, segundo estudos epidemiológicos, acomete mais de 15% da população brasileira e, entre estudantes universitários, tem prevalência que parece ser ainda maior do que no restante da população.

Nesse contexto, cientistas dos departamentos de Computação (DC), Psicologia (DPsi) e Medicina (DMed) da UFSCar, em conjunto com colegas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da George Mason University (nos Estados Unidos), investigam a criação de uma solução computacional capaz de identificar estudantes universitários com possível perfil depressivo, a partir de dados advindos de sensores móveis e do processamento de texto, e dialogar com eles por meio de um agente conversacional (chatbot).

O chatbot oferece conteúdo criado pelos cientistas sobre educação, além de cuidado e prevenção em saúde mental, focado em determinantes do sofrimento psíquico em estudantes universitários. O intuito é criar soluções computacionais que possam apoiar o diagnóstico e a oferta de intervenções para estudantes universitários possivelmente depressivos.

O projeto, denominado Amigo Virtual Especializado (Amive), é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta com o apoio da Comissão de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde Mental (CPPCSM) e da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM), vinculadas Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar.

Os cientistas realizarão o estudo em duas etapas: a primeira e atual fase consiste em um estudo epidemiológico, com a aplicação de dois questionários online.

Podem participar desta etapa todos os estudantes da UFSCar, com e sem depressão, maiores de 18 anos, dos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação stricto sensu, dos quatro campi (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).

Os questionários devem ser respondidos pelos estudantes até o dia 6 de agosto, em amive.dc.ufscar.br/estudo, onde também constam detalhes sobre a pesquisa.

Após esta primeira etapa, já na fase 2, alguns dos estudantes respondentes serão convidados a participar do estudo clínico, que visa a avaliação das tecnologias desenvolvidas.

Mais informações sobre o Amive estão disponíveis no site do projeto.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 67249823.5.0000.5504).