UFSCar articula academia e empresas na aplicação de tecnologia quântica
A UFSCar é sede de um dos dois projetos aprovados na chamada mais recente do Programa de Pesquisa em Tecnologias Quânticas (QuTIa) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto intitulado “QuantaNet: Rede Academia-Empresas para o Teste e Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas” (processo 2025/15490-0) é coordenado por Celso Villas-Bôas, docente no Departamento de Física.
O QuTIa visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil em uma das áreas mais na fronteira da Ciência contemporânea, e o projeto de Villas-Bôas estabelece rede de pesquisa com o propósito de reunir cientistas, centros de pesquisa e empresas, com foco no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias quânticas em ambientes reais.
O docente destaca essa aposta na articulação entre academia - com pesquisadores principais também da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - e setor empresarial. “A proposta é desenvolver tecnologias quânticas e aplicar testes em ambientes reais, como o teste de comunicação quântica em rodovias. Envolve também computação quântica aplicada a problemas da indústria e da saúde, e já há uma concessionária de rodovias e uma rede hospitalar como parcerias”, detalha o coordenador.
O Programa QuTIa tem como objetivo estruturar redes colaborativas de pesquisa capazes justamente de posicionar o estado de São Paulo na fronteira do conhecimento em tecnologias quânticas. O projeto aprovado é previsto para duração de até cinco anos, com participação de estudantes em iniciação científica, projetos de mestrado, doutorado, e também envolvimento de pesquisadores de pós-doutorado.
