'Trilhas da Inovação' detalha registro de propriedade intelectual

Vídeos compartilham experiência de inventoras e inventores que já passaram pelo processo

(Texto: Eduardo Sotto Mayor)

Uma inovação precisa estar pronta para ser registrada? É possível fazer a proteção conforme a pesquisa for avançando? Quais são as modalidades previstas para proteção da propriedade intelectual? Você conhece a Escala TRL? Já ouviu falar da Comissão Especial de Propriedade Intelectual (COEPI)? Sabe quando deve procurar a Agência de Inovação? As respostas a essas e muitas outras questões estão na série de vídeos "Trilhas da Inovação", que acaba de ser lançada no canal "UFSCar Oficial" no YouTube. Em nove episódios, os vídeos mostram os caminhos para o registro de tecnologias desenvolvidas na Universidade, desde a criação de um modelo teórico até a transformação em um novo produto, por meio das trajetórias de inventoras e inventores de diferentes áreas que já passaram por esse processo.

Ao longo dos capítulos, com duração aproximada de cinco minutos cada, são apresentadas as modalidades de registro de tecnologias mais comuns na UFSCar: patente, know-how, desenho industrial, programas de computador e cultivar. O conteúdo aborda o que é passível de registro, como são encaminhadas as diferentes modalidades e como estabelecer parcerias para criar oportunidades de negócio e licenciar soluções da Universidade para empresas, compartilhando assim o conhecimento com a sociedade. Também são esclarecidas dúvidas relacionadas à divulgação de pesquisas durante as etapas de registro de uma solução. Outros assuntos tratados são a divisão de royalties e os serviços prestados pela Agência de Inovação (AIn) da UFSCar, como a produção de relatórios e a prospecção em busca de empresas possivelmente interessadas, tanto no Brasil quanto no exterior.

"A Universidade tem muito potencial de desenvolvimento. Isso precisa ser reconhecido, visto e usado em prol da evolução da qualidade de vida da sociedade, impactando toda a população. O ?Trilhas da Inovação? visa difundir a cultura de inovação para a comunidade universitária, em especial para que compreendam o papel da Agência de Inovação nas questões que envolvem proteção intelectual, transferência de tecnologias, entre outras áreas de atuação que temos. Nosso objetivo é ampliar as relações com os diversos centros e campi da UFSCar e reforçar que estamos abertos para dialogar e auxiliar os pesquisadores e pesquisadoras da nossa universidade", explica Daniel Braatz, diretor da Ain.

Idealizado pelo Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, a série é uma produção em parceria com o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (Naiipee), vinculado à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da universidade. "Nosso trabalho conjunto com a Agência de Inovação tem buscado entender melhor como podemos apoiar nessa consolidação da cultura de inovação. O ICC vai se consolidando como esse lugar institucional de apoio à concepção e à concretização de estratégias de encontro entre a Universidade e diferentes atores sociais, neste caso para incrementar a interação entre o conhecimento científico e os diferentes desafios tecnológicos enfrentados pela indústria e outros segmentos da sociedade brasileira", situa Mariana Pezzo, diretora do ICC.

A série "Trilhas da Inovação" já pode ser conferida na íntegra no canal UFSCar Oficial no YouTube. Dúvidas e sugestões de temas para episódios futuros podem ser encaminhados ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.