Série sobre Clima visa debate público informado até a COP no Brasil

Primeiro episódio aborda a decisão histórica de eliminar combustíveis fósseis da matriz energética

(Texto: Mariana Pezzo)

Visando contribuir com a circulação de informações precisas e qualificadas sobre a emergência climática, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar acaba de lançar série especial de vídeos sobre o tema na coluna "Quero Saber" que, semanalmente, aborda assuntos em evidência no debate público em diálogo com a Ciência, evidências científicas e conhecimentos especializados em diferentes campos. Um novo episódio será publicado a cada mês, com a organização dos temas seguindo uma linha cronológica que vai da Conferência do Clima realizada em Dubai no final do ano passado (28ª COP) à 30ª COP, cuja sede será no Brasil, em Belém do Pará.

No primeiro episódio, já disponível no canal UFSCar Oficial no YouTube, a jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC, parte da decisão histórica de transição para uma matriz energética global independente dos combustíveis fósseis, alcançada em Dubai, para fazer uma análise dos desafios enfrentados para se chegar a esse marco desde outra reunião realizada no Brasil, a Eco-92, onde foi concretizada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que daria origem às COPs e demais medidas de diplomacia climática que buscam manter o aquecimento global no limite de 1,5ºC apontado como necessário pela Ciência.

"Na comunidade que atua com divulgação científica e Comunicação Pública da Ciência, é cada vez mais forte a convicção de que uma de nossas principais tarefas, senão a principal, é contribuir para um debate público informado sobre a emergência climática e, assim, para que possamos enfrentar este desafio colocado para toda a Humanidade, de nos manter dentro do limite para não piorar ainda mais a situação e, também, avançar nas estratégias de adaptação e mitigação diante dos impactos que já estão aí", compartilha a Diretora do ICC. "Este é um primeiro passo que estamos dando, mas queremos pensar em outras formas de fazer esse conhecimento circular, e contamos com a comunidade da UFSCar para conceber esses projetos", complementa.

O contato com o Instituto da Cultura Científica pode ser feito pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br. Mais informações também podem ser consultadas no site, www.icc.ufscar.br, ou no perfil @cienciaufscar no Instagram.