Pós-graduação em Química da UFSCar debate desafios e seu futuro

Evento contou com a presença de representantes da Capes e da Fapesp

Aconteceu na UFSCar, no dia 5 de setembro, o workshop “O futuro da pós-graduação em Química”, promovido pelos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e de pós-graduação Profissional em Química (PPGPQ). O evento, com ampla participação da comunidade acadêmica da área, contou com a presença do Coordenador da Área de Química na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Valdir F. da Veiga Jr., e do Gestor da Área de Ciências Exatas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sidney J. L. Ribeiro.

Um dos objetivos do workshop foi atualizar e orientar a comunidade acadêmica a respeito das novas diretrizes da avaliação quadrienal da Capes para o ciclo 2025-2028. Foram apresentadas as principais mudanças previstas no processo avaliativo, destacando o papel do impacto social da pós-graduação, a nova forma de classificação dos artigos publicados e os critérios estabelecidos para o reconhecimento dos programas de excelência. Além de abordar aspectos técnicos, o evento buscou promover reflexão mais ampla, reforçando a importância de um olhar multidimensional sobre a pós-graduação, que considere não apenas indicadores acadêmicos e de produção científica, mas também a relevância das ações desenvolvidas junto à sociedade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade e diversidade, a inserção internacional e a capacidade de inovação dos programas.

O evento também destacou oportunidades na área da Química, como bolsas e financiamento de projetos oferecidos pela Fapesp. Foram apresentadas as diversas ações da Fundação de Apoio para fomentar a pesquisa no Estado, assim como o Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG), protocolo de cooperação entre a Fapesp, a Capes e instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo.

Também foi apresentado panorama geral do PPGQ e do PPGPQ, contemplando indicadores de desempenho, os desafios atuais e as ações já em curso. Uma das ações registradas foi a ampliação do diálogo entre Ciência e diferentes grupos sociais por meio da divulgação científica, por meio de parceria com o Instituto de Cultura Científica (ICC) da UFSCar iniciada em 2024. Também destacou-se o papel do mestrado profissional, que tem se consolidado como estratégico na formação e capacitação de profissionais qualificados, capazes de atender às crescentes demandas do mercado e de promover inovação.

Estiveram presentes ao workshop, além da comunidade vinculada aos programas de pós-graduação, a Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, representando a Reitoria; os pró-reitores de Pós-Graduação, Rodrigo Constante Martins, e de Pesquisa, Pedro Fadini; e o Vice-Diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Guillermo Lobos Villagra, junto aos coordenadores do PPGQ, Ricardo S. Schwab, e do PPGPQ, Edenir R. Pereira Filho, e do Chefe do Departamento de Química, Fernando Cruz Moraes. O evento foi mediado pela Vice-Coordenadora do PPGQ, Arlene Gonçalves Corrêa.