Pequenos cientistas: crianças interagem com variadas áreas do saber
“Foi muito legal entrevistar a pesquisadora! A gente perguntou sobre os peixes, o lixo e o plástico que vai para o mar.” O depoimento, de uma das crianças que integram o Grupo 5 (faixa dos 5 e 6 anos) no Colégio de Aplicação (CAU) da UFSCar, está registrado na primeira edição do informativo “Pequenos Cientistas em Foco”, vinculado a projeto de extensão coordenado por Elisângela Ferreira Sentanin, professora no CAU. O projeto “Pequenos Cientistas” busca exercitar a curiosidade e o espírito investigativo, em diferentes núcleos desenvolvidos em parceria com cientistas atuantes em diferentes áreas do conhecimento na Universidade.
O próprio informativo “Pequenos Cientistas em Foco” integra um desses núcleos, o “Pequenos Cientistas em Ação: explorando o conhecimento como repórteres”. Em outro núcleo, o de “Agricultura e Sustentabilidade” , as crianças fizeram o plantio e exercitaram o cuidado não só com as plantas, mas também com as pessoas, em um jardim sensorial. A iniciativa tem o apoio de projeto de pesquisa coordenado por Márcio Weber Paixão, docente no Departamento de Química, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Algumas das atividades podem ser conferidas em vídeo produzido pelo Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar.
No núcleo de Ciências Naturais, uma das atividades realizadas trouxe a cultura marinha para o CAU, em uma parceria com Kátia Cristina Cruz Capel, docente no Departamento de Genética e Evolução (DGE). Foi essa experiência, em que as crianças foram desafiadas a usar o tato para explorar a biodiversidade marinha e também receberam informações sobre a poluição plástica, que motivou a manifestação que abre este texto. Em outra parceria, com Felipe Roberti Teixeira, também do DGE, as crianças experimentaram uma imersão no mundo da fermentação e, assim, dos microrganismos, que terminou com a degustação do pão quentinho que elas mesmas produziram. Outra visita ao DGE levou ao laboratório coordenado pelo docente Mateus José Sudano, em que o mundo explorado foi o das células e embriões. Visitas também levaram os pequenos ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)
Em parceria com a equipe de robótica Red Dragons da UFSCar e seu projeto Robótica na Escola, as crianças são apresentadas a essa área, de forma lúdica, acessível e significativa. No projeto “Mundo dos Insetos”, conduzido junto aos estudantes de graduação em Biologia Douglas Henrique Moreira Rodrigues e João Guilherme Pantuzi Guimarães, a turma faz saídas de campo em que aprendem a identificar partes do corpo dos insetos e, também, sobre a importância desses animais.
No projeto “Conexões Geracionais”, o CAU se transforma em espaço de trocas afetivas, culturais e sociais todas as quintas-feiras, quando as crianças recebem pessoas idosas da comunidade. A iniciativa é uma parceria com Tiago da Silva Alexandre, docente no Departamento de Gerontologia.
Outros eixos do projeto são o núcleo de “Experimentos químicos”, onde a proposta nasceu; o “Matemática em nossas vidas”, que desenvolve o pensamento lógico e trabalha a importância da Matemática em diferentes esferas do cotidiano; o “Mala Cultural”, que promove a aproximação das famílias e suas histórias, e o “Passaporte Literário”; o “Sabor de Aprender”, que estimula o gosto por escolhas alimentares equilibradas; e as atividades desenvolvidas na parceria com o grupo PET-Biologia (do Programa de Educação Tutorial) e diferentes turmas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Detalhes de cada uma dessas experiências podem ser conferidos na primeira edição do informativo “Pequenos Cientistas em foco”.
“As crianças não apenas aprendem Ciência, mas constroem conhecimento e compartilham com o mundo aquilo que descobriram. Elas são curiosas, investigativas, e têm muito a dizer”, afirma a professora coordenadora do Pequenos Cientistas. Além do Informativo, as atividades podem ser acompanhadas no perfil do projeto no Instagram.