Livro aborda negacionismo e desinformação, com lançamento em 9/3

Sylvia Iasulaitis coordena pesquisa que busca ferramentas computacionais para melhor compreender esses fenômenos

(Texto: Mariana Pezzo)

No dia 9 de março, será realizado lançamento online do livro "Negacionismo, desinformação e agnotologia", organizado por Sylvia Iasulaitis, docente no Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. A obra, publicada pela editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), está disponível para download gratuito (link externo). O lançamento acontece a partir das 19 horas, neste link externo.

Nos seus 15 capítulos, a obra aborda os fenômenos contemporâneos de negação da Ciência, disseminação de desinformação e produção deliberada da ignorância a partir de contribuições de cientistas de diversas áreas do saber: Ciências Sociais, da Saúde, Ciência da Computação, História, Relações Internacionais, Física, Direito e Ciências Biológicas.

Na primeira parte - "Ciência Poética" -, a Ciência se aproxima da Arte, iniciando por ilustração e por poema que se debruçam sobre aspectos inerentes à prática científica, com destaque à dúvida. Um cordel aborda a disputa entre Ciência e negacionismo e, em outro capítulo, os autores vão à Literatura, identificando aspectos da realidade brasileira a partir da obra distópica de George Orwell, "1984". No Cinema, o foco vai para "Não olhe para cima", aprofundando a reflexão que tantas pessoas fizeram sobre desinformação a partir do filme, na perspectiva da Agnotologia, campo do conhecimento que estuda a formação, disseminação e persistência da ignorância. 

Computação e combate ao negacionismo
A segunda parte do livro - intitulada "Pandemia, Infodemia e Desinformação" - começa com dois capítulos abordando pesquisas realizadas pela organizadora da obra e parceiros, no campo da Ciência Social Computacional. O primeiro estudo investigou a desinformação a respeito da vacina contra a Covid-19 em redes sociais e, no segundo, ferramentas de inteligência artificial ajudaram a explicar a hesitação vacinal em um determinado perfil de pessoas.

Iasulaitis segue trabalhando em pesquisas que promovem a aproximação entre Ciências Exatas e Humanas com vistas à melhor compreensão e, assim, ao combate à desinformação. A pesquisadora, em parceria com Alan Demétrius Baria Valejo, docente no Departamento de Computação da UFSCar, acaba de aprovar projeto para financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na modalidade Projeto Inicial (PI). O projeto, intitulado "Análise de grandes volumes de dados políticos e redes complexas: mineração, modelagens e aplicações em Ciência Política Computacional", busca o desenvolvimento de técnicas e ferramentas computacionais para extração e análise de grandes volumes de informações políticas oriundas da Internet.

Ainda na segunda parte do livro, a vacina contra a Covid-19 segue no foco, em capítulo que relaciona divulgação científica e possibilidade de autonomia. Um último capítulo desmascara a função política da mentira na realidade contemporânea.

Pseudociência, Revisionismo e Negacionismo Climático
A terceira parte do livro - Revisionismo e Pseudociência - começa com capítulo sobre o revisionismo histórico, abordando a negação do Holocausto. Outro fenômeno abordado é a Metapedia - enciclopédia revisionista-negacionista na Internet -, e um último capítulo explora as diferenças entre Ciência e pseudociência.

A última parte do livro aborda o Negacionismo Climático e Ambiental. Um dos capítulos aproxima os governos de Jair Bolsonaro e Donald Trump, e outro olha para a questão do desenvolvimento sustentável. O capítulo final reúne um conjunto de pesquisadores atuantes no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do Campus Araras da UFSCar, que chamam a atenção para os efeitos de uma atmosfera mais quente na biodiversidade, destacam as ações antrópicas nas mudanças climáticas e, por fim, a gravidade do negacionismo climáticos e de notícias falsas associadas a terapias da conspiração, enfatizando as estreitas relações entre conhecimento e poder.

A partir da compreensão de que dificuldades podem ser transformadas em possibilidades, a obra é encerrada com reflexão que busca contribuir para um giro dialógico - na perspectiva freiriana - que, pela educação científica, permita o enfrentamento do negacionismo e da desinformação.