Laben da UFSCar seleciona bolsista de Jornalismo Científico até 1º de dezembro

Até o dia 1º de dezembro, o Laboratório de Biologia do Envelhecimento (Laben) da UFSCar recebe inscrição para seleção de bolsista de Jornalismo Científico (com mestrado completo em qualquer área do conhecimento), para atuar com produção e divulgação de conteúdos relacionados à temática do envelhecimento e, também, doença de Alzheimer. O trabalho será realizado em parceria com a equipe de profissionais de Comunicação atuantes no Instituto da Cultura Científica da UFSCar (jornalistas, designers e produtores audiovisuais).

A pessoa contemplada deverá participar da definição de pautas a serem desenvolvidas na forma de reportagens em texto (para canais internos, como o Portal da UFSCar, e externos, via envio de comunicações à imprensa) e produções em áudio e vídeo, além da atuação em redes sociais da Instituição. Também auxiliará na alimentação do site do Laboratório, com inserção de notícias e atualização de informações.

Para se inscrever, é preciso ter título de mestre, em qualquer área do conhecimento, e não ter vínculo empregatício. Além disso, deve estar realizando ou já ter concluído um curso de introdução ao Jornalismo Científico que atenda aos requisitos mínimos colocados pela Fapesp, como um mínimo de 90 horas e algumas temáticas listadas nas normas do programa Mídia Ciência (uma sugestão é o curso oferecido online pelo NeuroMat - Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática).

Não é imprescindível desempenhar funções presencialmente, mas é preciso ter disponibilidade para participar de reuniões mensais com o grupo, no Campus São Carlos da UFSCar.

A bolsa tem duração inicial de seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis. As pessoas que manifestarem interesse e preencherem os requisitos necessários participarão de pré-seleção para chamada para entrevista e prova de redação.

Informações detalhadas sobre a bolsa de JC podem ser conferidas no site da Fapesp.

Pessoas interessadas em atuar na iniciativa devem enviar a documentação - 1) Diploma do Mestrado; 2) Comprovante de realização do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico; 3) Histórico escolar; 4) portfólio com, no mínimo, três produções de divulgação científica, preferencialmente utilizando diferentes linguagens; e 5) Declaração de que não tem vínculo empregatício - para o e-mail mcominetti@ufscar.br, com o título "Bolsa Jornalismo Científico III".