ICC faz levantamento de ações da UFSCar na área do Clima e correlatas

Objetivo é compor portfólio de ações de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da COP 30

O Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar recolhe, até o dia 12 de outubro, informações sobre iniciativas da comunidade universitária relacionadas de alguma forma à questão climática e temas associados. O objetivo é, ao conhecer essas ações, montar portfólio das possíveis contribuições da Universidade, com o triplo objetivo de: 1. subsidiar a atuação de representantes institucionais em eventos relacionados à COP 30, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará; 2. planejar estratégia de visibilidade e diálogo permanente com a sociedade sobre essas iniciativas; e 3. planejar estratégia e ações de articulação entre essas iniciativas, antes, durante e, especialmente, após a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Qualquer pessoa da comunidade universitária pode preencher o formulário disponibilizado pelo ICC, com perguntas iniciais sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão ou outras. A estimativa é de cerca de 10 a 20 minutos para o preenchimento. “Neste movimento inicial, a ideia é levantar o maior número possível de atividades. Depois, seguiremos trabalhando com essas informações, tanto para o momento presente, em que o objetivo é levá-las a Belém, quanto na continuidade da ação, visando apoiar o reconhecimento e consequente fortalecimento das contribuições da UFSCar na temática”, explica a Diretora do ICC, Mariana Pezzo. “Representantes da Administração Superior estarão em Belém para participação na COP, e outras pessoas da comunidade também. Essas pessoas, além da sua presença, poderão ir ao evento levando essa visão mais geral do potencial da Instituição”, complementa.

Além da chamada Blue Zone, onde acontecem as negociações entre os representantes dos países para os acordos climáticos, há toda uma programação complementar que, no Brasil, está organizada em cinco grandes eixos temáticos e um eixo transversal:

- Transição nos setores de Energia, Indústria e Transporte

- Gestão sustentável de Florestas, Oceano e Biodiversidade

- Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares

- Construção de resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água

- Promoção do Desenvolvimento Humano e Social

- Eixo Transversal: Catalisadores e Aceleradores, incluindo Financiamento, Tecnologia e Capacitação

Mais informações sobre a Conferência no Brasil podem ser consultadas na página oficial do evento. O contato, na UFSCar, com o ICC, pode ser feito pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.