EnvelheCiência: Como cuidar de quem cuida?

Texto aponta sinais e sintomas que mostram sobrecarga da pessoa cuidadora e estratégias eficazes para lidar com a situação

(Texto: Adriana Arruda)

Os cuidados cotidianos direcionados a pessoas com demência são desafiadores e complexos, o que comumente causa sobrecarga emocional e física para quem assume esse papel.

Nesta direção, mais do que olhar para as pessoas com a doença, é preciso, também, entender a importância de cuidar de quem cuida, algo essencial para o bem-estar de todas as pessoas envolvidas com a situação. 

Estas reflexões estão no artigo mensal de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar, para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.

Na publicação do mês - "Como cuidar de quem cuida?" -, a pesquisadora aponta os principais sinais e sintomas que mostram sobrecarga da pessoa cuidadora e estratégias eficazes para lidar com a situação, que vão desde autocuidado, até busca de apoio e suportes.

O artigo está disponível para leitura no site do ICC.

Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.