Docente da UFSCar recebe destaque como precursor nos estudos sobre imigração no Brasil

Oswaldo Truzzi, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, é entrevistado que abre dossiê sobre Diáspora Árabe

Oswaldo Truzzi, docente aposentado como Professor Titular no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar e ainda hoje atuante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), é o entrevistado que abre o dossiê especial “Diáspora Árabe”, novo número da Exilium – Revista de Estudos da Contemporaneidade, organizado por pesquisadores da Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contemporaneidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Intitulada “Cartografias da imigração: Oswaldo Truzzi e a diáspora árabe”, a entrevista reconhece o pesquisador da UFSCar como um dos precursores nos estudos sobre a imigração árabe no Brasil, apresentando-o como “referência incontornável nos estudos sobre imigração no Brasil”. O pesquisador compartilha com os entrevistadores – Christina Queiroz e Luís Meinberg, pesquisadores da Cátedra Edward Saïd – reflexões sobre sua trajetória intelectual e, também, o percurso acadêmico inusitado da formação como engenheiro ao estudo social das migrações; as transformações nas pesquisas com os imigrantes árabes em São Paulo e no País e os desafios e avanços do campo nas últimas décadas. A íntegra da entrevista pode ser conferida no número 10, volume 6 da Exilium.

Atualmente, Truzzi coordena projeto temático apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que busca justamente ampliar o foco de análise da história social do Oeste Paulista entre 1850 e 1950, incluindo a população negra, indígena, imigrantes europeus, árabes e migrantes dentro do País. No âmbito deste projeto, parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar prevê a realização também de atividades de divulgação do conhecimento produzido na pesquisa.