Docente da UFSCar é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Bruno Campos Janegitz, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, atuará na área de Ciências Químicas

(Texto: Adriana Arruda)

Bruno Campos Janegitz, docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Araras da UFSCar, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O resultado foi divulgado em Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 1º de dezembro, pela Diretoria da Associação. O pesquisador atuará na área de Ciências Químicas, na região de São Paulo.


"A Academia Brasileira de Ciências é a mais prestigiosa associação de cientistas do País, e a nomeação de Janegitz é reflexo direto do seu trabalho. É uma importância ímpar para o CCA e para a UFSCar, pois representará nossa Instituição no cenário científico, educacional e do bem-estar social do País", destaca Ricardo Toshio Fujihara, Diretor do CCA.


A categoria de membro afiliado é destinada a jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos de idade. Além de Janegitz, quatro outros pesquisadores da região de São Paulo foram eleitos membros afiliados da ABC. "Isso mostra o reconhecimento de nossas pesquisas em nível nacional. Para mim, é um orgulho representar o Campus Araras e a Universidade na ABC", registra o docente nomeado.

Doutor e Mestre em Química Analítica e licenciado em Química pela UFSCar, Janegitz é líder do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano), além de professor credenciado nos programas de pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Ciência dos Materiais (PPGCM-So).

"Desde a sua chegada como docente, em 2015, ele tem se destacado como um dos pesquisadores mais produtivos e de excelência do Centro, tendo publicado mais de 120 artigos em revistas científicas renomadas, além de livros, capítulos de livros, entre outras publicações", complementa Fujihara.

Janegitz tem experiência nas áreas de Química e Biotecnologia e atua com síntese e caracterização de nanomateriais, eletrodos modificados com nanomateriais, biossensores eletroquímicos, sensores de baixo custo e sensores impressos em 3D.

Todas as pessoas eleitas pela Associação Brasileira de Ciências tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023. A lista completa com os novos membros está em https://www.abc.org.br/2022/12/01/novos-membros-da-abc-2022/ (link externo).