BioFuturo na Cidade: projeto convida comunidade a conhecer a biodiversidade das áreas verdes urbanas

O projeto BioFuturo na Cidade, da UFSCar, realiza mais um ciclo de atividades, a BioBlitz, ocupando os espaços públicos de São Carlos, Sorocaba, Araras e Campina do Monte Alegre

O projeto BioFuturo na Cidade, da UFSCar, realiza mais um ciclo de atividades, a BioBlitz, ocupando os espaços públicos de São Carlos, Sorocaba, Araras e Campina do Monte Alegre, com o objetivo de aproximar a sociedade civil das áreas verdes urbanas, para que conheça mais sobre sua biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos.

Luciano Lopes, docente no Departamento de Ciências Ambientais e um dos coordenadores do projeto, explica que as BioBlitz são atividades que promovem a conexão das pessoas com as áreas verdades de suas cidades, contribuindo com o bem-estar das pessoas, por meio do contato com a natureza.

Na BioBlitz, as pessoas também contribuem com a pesquisa acadêmica, participando das atividades de identificação de plantas, animais e fungos que vivem nas áreas verdes urbanas da cidade. “O conhecimento comunitário do patrimônio natural que temos nessas áreas, além da proximidade com a natureza, são fundamentais para criarmos um futuro mais sustentável, solidário e agradável para as gerações futuras. Esse conhecimento e a participação da comunidade poderão melhorar o cuidado e a qualidade dessas áreas verdes para as pessoas e para as outras espécies que lá vivem”, destaca.

O Bosque Santa Marta, em São Carlos, inaugura o ciclo de atividades no dia 29 de novembro, das 7h às 20h. A programação começa com um café da manhã comunitário, seguido de observação e registro de aves e mamíferos, coleta em armadilha de abelhas, vespas e outros insetos, coleta de peixes, oficina de poesia, observação e fotografia de fungos, entre outras atividades. Para participar das atividades em São Carlos é necessário fazer inscrição pelo formulário eletrônico (disponível neste link), onde também é possível encontrar a programação completa do evento.

No mesmo dia 29 de novembro, a cidade de Araras recebe a atividade, a partir das 11 horas no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado”, o parque do lago municipal. A programação segue com atividades até às 22h30 com observação de morcegos, coletas de fungos, insetos, polinizadores e plantas, além de uma oficina sobre a percepção das áreas verdes urbanas, a partir da memória.
Para participar das atividades em Araras é necessário fazer inscrição pelo formulário eletrônico (disponível neste link), onde é possível encontrar a programação completa do evento.

Acompanhe os canais oficiais de comunicação da UFSCar e o Instagram do BioFuturo na Cidade (@biofuturonacidade).