IoT no sistema de drenagem como apoio para alerta de inundações

Foto: Joédson Alves (Agência Brasil)
Pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar, por Alex Felício de Lima, sob orientação de Elza Luli Myiasaka (docente no Departamento de Engenharia Civil) e coorientação de Beatriz Campos Fialho (Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico).
No Brasil, as inundações estão entre os problemas mais recorrentes em áreas urbanas. As formas de lidar com esses eventos variam desde soluções estruturais – envolvendo grandes obras de macrodrenagem – até as não estruturais – que englobam regulamentações sobre a utilização do solo em regiões de risco. Entre o período de manifestação dos eventos e a efetiva adoção de medidas para resolução dos problemas, ações precisam ser tomadas visando atenuar os riscos e efeitos negativos e, dentre elas, estão alternativas baseadas em tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Nesse contexto, a pesquisa desenvolveu modelo de sistema de alertas de inundações em cursos d’água situados em áreas urbanas, com base em soluções de IoT (Internet das Coisas, Internet of Things em Inglês) e modelagem hidrológico-hidrodinâmica. A validação foi feita no município de Ribeirão Preto (SP) e, na simulação realizada, o modelo, utilizando dados hidrometeorológicos coletados por uma rede de sensores sem fio (RSSF), possibilitou o alerta com 30 minutos de antecedência. Assim, mostrou-se capaz de fornecer informações para que a Defesa Civil ou órgão equivalente emita avisos em tempo hábil para providências visando redução de prejuízos.
Mais informações: https://repositorio.ufscar.br/items/86220667-2333-4c8e-934b-1e7b8cf7b736
Contato: beatrizfialho@ ufscar.br
