Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA-Ridesa)

ridesa.jpg

Foto: Divulgação

O PMGCA é um grupo de pesquisa e extensão voltado à obtenção de variedades de cana-de-açúcar melhoradas e adaptadas às diversas condições edafoclimáticas (do solo e do clima) no território brasileiro.

O Programa é formado por geneticistas, melhoristas, fitopatologistas, nematologistas, técnicos agrícolas, técnicos de laboratório e especialistas nas áreas de administração e suporte. Colaborando com a equipe, há um expressivo grupo de empresas conveniadas crescente a cada ano, distribuídas em São Paulo e estados vizinhos, as quais conduzem experimentações de campo como parte do processo de seleção de novas variedades.

O PMGCA é herdeiro do Planalsucar (Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar), criado em 1971 e extinto em 1990 junto com o Instituto do Açúcar e do Álcool. Foi então que a Ridesa (Rede Interinstitucional de Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro), hoje composta por 10 universidades federais, absorveu todo o trabalho de pesquisa anteriormente desenvolvido pelo Planalsucar na criação das variedades identificadas como RB.

A Ridesa promoveu recentemente, em outubro de 2025, o lançamento de 18 novas variedades, com avanços expressivos em produtividade, resistência a pragas e doenças, tolerância ao estresse hídrico e maior teor de sacarose, além de se adaptarem a diferentes regiões produtoras do Brasil. No total, já são 116 variedades ao longo da história da Ridesa, que responderam por 54% da cana colhida em todo o Brasil na safra 2024/2025.

Mais informações: https://www.ridesaufscar.com.br/

Responsável: Prof. Dr. Hermann Paulo Hoffmann (Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal –  DBPVA)

Contato: contatoridesa@ufscar.br