Desinteresses
A UFSCar está conduzindo uma pesquisa sobre a desistência e possíveis determinantes de desinteresse pela Educação Superior no Brasil. Dados do Censo da Educação Superior de 2022 indicam 75,7% da juventude brasileira entre 18 e 24 anos fora do Ensino Superior. A pesquisa busca identificar os principais fatores que explicam a queda na procura, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de políticas voltadas para a melhoria da gestão acadêmica das universidades e ao sucesso na graduação.
A iniciativa é coordenada pela Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, a jornalista Mariana Rodrigues Pezzo, com coordenação acadêmica de Fabiana Luci de Oliveira, docente no Departamento de Sociologia da Universidade. Integram a equipe executiva os também jornalistas Adriana Gonçalves Arruda e João Eduardo Justi, da equipe do ICC, com consultoria em métodos estatísticos de Daiane Ap. Zuanetti e Ricardo Felipe Ferreira, docentes no Departamento de Estatística. Completam a equipe Lucas Rodrigo da Silva e Isadora Victorino Evangelista Geroto, do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade Inovação, Pesquisa, Extensão e Ensino (NAIIPEE). O projeto tem apoio da Reitoria da UFSCar; das pró-reitorias de Graduação (ProGrad) e de Extensão (ProEx); da Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar); e da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação.
A pesquisa envolve a realização de entrevistas com pessoas que foram aprovadas no SiSU, mas não efetivaram a matrícula no Ensino Superior. A participação na pesquisa é voluntária e confidencial, havendo sigilo das informações prestadas, sendo as respostas analisadas de forma coletiva, e nunca individual. Assim, a identidade das pessoas entrevistadas permanece anônima.
Informações aos participantes da pesquisa
Sua participação consiste em responder questões a respeito das motivações para a desistência da vaga. Caso deseje, a qualquer momento é possível se recusar a responder algumas questões ou mesmo deixar de participar da entrevista. Além disso, caso venha a sentir desconforto ou contrariedade durante a entrevista, sinta-se livre para interromper a(o) entrevistador(a) a qualquer tempo. Tais recusas não envolvem nenhum tipo de ônus.
A participação nesta pesquisa demandará aproximadamente 20 minutos de seu tempo. Não há riscos conhecidos associados à sua participação nesta pesquisa.
As informações obtidas com sua participação serão utilizadas para fins estritamente acadêmicos relacionados à elaboração e divulgação de relatórios de pesquisa, bem como produtos relacionados, como artigos e livros, e propostas de melhoria de políticas públicas. Asseguramos que o nome dos participantes nunca será identificado, e todas as respostas serão analisadas de forma agregada, nunca individualmente.
A pesquisa segue as diretrizes éticas específicas para as ciências humanas, de acordo com a Resolução No 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, visando o respeito pela dignidade humana e a proteção devida aos participantes das pesquisas científicas.
Se houver qualquer aspecto desta pesquisa ou de sua participação que você não tenha compreendido, ou se tiver qualquer dúvida ou quiser relatar algum problema relacionado à pesquisa, por favor, entre em contato com o Instituto da Cultura Científica, através do telefone (16) 3306-6481, ou do e-mail culturacientifica@ufscar.br, ou de carta para o endereço Rodovia Washington Luis, km 235 - São Carlos - SP - BR, CEP: 13565-905. Por esses meios, poderão ser sanadas quaisquer dúvidas relativas aos seus direitos como participante da pesquisa em questão.