AtlantECO

Um dos parceiros do ICC-UFSCar é o projeto de pesquisa e extensão "AtlantECO: avaliação, previsão e sustentabilidade dos ecossistemas atlânticos", coordenado pelo professor Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e coordenador do Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos (LMBP) da Universidade.

Dentro das ações da parceria está a produção da série de animação infantil “Max e sua turma em: Descobrindo o Mar”. A produção tem três episódios que tratam de temas como os serviços ecossistêmicos que o mar oferece, o excesso de resíduos plásticos no oceano e a importância desse bioma para a temperatura do Planeta.

A série está sendo produzida desde o ano passado e todo o conteúdo e o roteiro foram elaborados a partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), visando aproximar o conhecimento produzido na Universidade da Educação Básica.

Para a realização da série, junto com outras iniciativas de Comunicação Pública da Ciência, o AtlantECO viabilizou recursos para contratação de profissionais e bolsistas e gravação das vozes.

O primeiro episódio, “O mar que a gente respira”, apresenta o começo das aventuras de Max, Juba (uma baleia jubarte) e Emiliana (fitoplâncton), em que descobrem mais sobre os microrganismos que vivem no mar e os importantes serviços que eles oferecem para o Planeta, como a captura do gás carbônico e a fotossíntese.

Max e sua turma em: Descobrindo o Mar - Episódio 1 – O mar que a gente respira